Como emitir o certificado A1 em Piracicaba
O certificado A1 é uma prova em forma de arquivo digital de que você é o responsável por sua empresa. Aprenda como emitir o certificado A1 em Piracicaba.
É necessário ter esse certificado digital para emitir notas fiscais de produtos e serviços em aplicativos com o ContaAzul ou permitir que seu contador realize funções possíveis apenas com a obtenção desse certificado.
Neste tutorial vou mostrar para você todos os passos necessários para sua ativação completa.
A renovação do certificado é anual, por isso, este guia documenta todas as etapas importantes e facilita o processo aos empreendedores e freelancers de Piracicaba.
Instalação do certificado digital A1 em 05 etapas.
01. Agende uma reunião
Envie um e-mail para a ACIPI (certificadodigital@acipi.com.br) solicitando o certificado digital A1. A visita presencial de um dos sócios ou responsáveis pela empresa é necessária, para evitar fraudes.
02. Efetue o pagamento
O valor do certificado é de R$ 195,00 (valor em 2019). Você pode pagar via boleto ou cartão de crédito.
Recomendo que pague com o cartão de crédito – já que o boleto leva até 03 dias úteis para compensar e ao pagar com o cartão você já consegue fazer a validação do certificado na hora.
Eu parcelei no cartão de crédito em 10x de R$ 19,50 (sem juros).
Vale lembrar que a partir da data da confirmação do pagamento, você terá o prazo de 180 dias para ir no departamento encarregado da ACIPI para apresentar os documentos e fazer a validação presencial.
Mas não se preocupe, caso o prazo seja excedido, eles farão a devolução completa do dinheiro.
03. Visite a ACIPI
A ACIPI tem estacionamento conveniado na Rua Prudente de Moraes, 463 – Estacionamento RG.
Você precisa ter em mãos os seguintes documentos:
- Contrato Social Original;
- CNH ou RG original;
- Comprovante residência com vencimento dentro de 60 dias (água, luz, telefone);
- Cartão CNPJ;
Fale com seu contador caso não tenha um dos itens acima.
04. Ative o certificado A1
Após a reunião presencial na ACIPI, você receberá um documento com o código de emissão 01. O código de emissão 02 virá no e-mail cadastrado.
Você receberá um e-mail sobre a aprovação do seu pedido. Dentro dele tem um link de emissão. Clique nele e siga as etapas.
Você verá uma tela com 05 etapas:
- Emissão do certificado;
- Dados para emissão;
- Tipo de certificado;
- Dados do certificado;
- Emissão finalizada.
A maioria do processo é apenas verificar dados cadastrais e clicar em avançar.
A etapa 02 é a mais importante – você irá colocar os códigos de emissão que comprovam sua visita pessoalmente no departamento da ACIPI.
Certifique-se que os códigos estejam corretos. O certificado digital será bloqueado caso eles sejam inseridos 03 vezes incorretamente nessa etapa.
A etapa 04 abrirá uma tela de criação de uma senha. Ela é importante caso seja necessária a instalação do certificado no computador.
Eu não preciso instalar o certificado digital A1 – apenas faço o upload dele no ContaAzul (sistema de gestão financeira que utilizo), mas pode ser que o seu contador precise realizar a instalação.
05. Envie o arquivo
Tudo pronto. Com o arquivo em mãos você comprova que é o responsável pela empresa.
Quem detém esse arquivo digital pode emitir notas fiscais eletrônicas de produtos e serviços em nome da sua empresa, por exemplo.
Faça o upload do certificado em sua plataforma de gestão financeira ou envie para o seu contador.
Dica importante sobre a vigência do certificado A1
Ative seu certificado após a data de vencimento do antigo.
Vou explicar o porquê…
Eu fui na ACIPI dia 03/01, mas meu certificado só iria expirar dia 25/01. Perguntei para eles se eu perderia os dias do certificado vigente… e a resposta foi que sim!
Na verdade, é gerado um novo certificado digital A1 a cada processo e o período vigente de 01 ano começa a partir da etapa de ativação.
Porém, a partir da data em que for realizada a validação presencial, você terá o prazo de 30 dias para realizar a ativação do certificado digital.
Recomendo agendar a visita quando faltar aproximadamente 03 dias para o vencimento do certificado vigente.
Lembre-se, o certificado digital A1 deve ser renovado anualmente. Mas, não se preocupe, a Certisign enviará e-mails para você quando faltarem 45, 30, 15 e 5 dias para expirar.
Conclusão
Espero ter ajudado você quanto à emissão do certificado A1 em Piracicaba.
É um processo cada vez mais utilizado por empreendedores que utilizam sistemas de gestão financeira online ou emissores de notas fiscais.
O que achou desse tutorial? O seu feedback é muito importante para mim.
Agradeço sua companhia até aqui.
Abraço!
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