Login
Andre Publicado em 19/01/2018, atualizado em 26/10/2020
Dicas

Como conseguir avaliações para sua empresa no Google Meu Negócio [Guia Completo]

Neste tutorial você vai aprender todas as etapas necessárias para conseguir avaliações no Google Meu Negócio para sua empresa.

[Atualização 24/06/2019] Houve uma alteração importante recentemente que facilita a criação do link de avaliação no Google Meu Negócio e a sua divulgação no mobile.

Atualização do link de avaliação do Google

Crie um nome de usuário (aparece essa notificação no painel caso ainda não tenha).

Depois, você só precisa clicar no link dentro de “Receba mais avaliações” e compartilhar com seus clientes.

O seu link de avaliação será neste formato: https://g.page/(usuário)/review.

[Atualização 15/07/2018] É tendência que o Google valorize empresas que buscam aprimorar seus produtos e serviços em busca da avaliação 5 estrelas de todos os clientes e consumidores. Mas, empresas que apenas valorizem clientes potenciais para boas avaliações e inibam clientes que possam dar avaliações baixas ou medianas – serão punidas pelo Google.

Por isso, parece que a técnica de pré estabelecer 5 estrelas no link de avaliação já não funciona mais. O leitor Oscar enviou um link interessante sobre como o Google vê as solicitações de avaliações. Confira a postagem clicando aqui.

Ao longo do tempo, nós vamos colhendo feedbacks positivos e negativos para crescer profissionalmente e ter sucesso profissional um dia. Então, porque não “arquivar” as avaliações positivas recebidas no Google como prova social do bom trabalho que tem desenvolvido?

Muitas empresas que se destacam em negócios locais acabam tendo (injustamente) avaliações 3 ou 4 no Google devido a um cliente mal intencionado.

Por isso, é importante aprender a documentar as avaliações positivas no Google para transparecer a avaliação mais justa possível do seu negócio no mercado.

Para seguir este tutorial, você precisa ter cadastrado sua empresa no Google Meu Negócio. Você pode começar o processo clicando neste link.

Como obter um link de avaliação no Google Meu Negócio

O vídeo a seguir exemplifica em menos de 5 minutos o conteúdo deste guia de forma prática. Aconselho você a seguir o post para mais informações e links úteis.

Clique aqui para leitura complementar da documentação do Google.

Primeiro, acesse o Google Places API. No campo de localização, preencha o nome ou endereço da sua empresa – que já foi devidamente cadastrada.

Insira endereço da sua empresa

Em seguida, copie o place ID da sua empresa.

Copie o Place ID do seu negócio

Cole logo em seguida da URL descrita abaixo:
https://search.google.com/local/writereview?placeid=

Por exemplo: https://search.google.com/local/writereview?placeid=ChIJc9rdmQkxxpQReHqlfek7Ee8

Agora, acesse o link completo em seu navegador. Você verá que já está funcionando o pop-up de avaliação da sua empresa no Google Meu Negócio.

Método infalível para encontrar o Place ID da sua empresa no Google Meu Negócio

Em alguns casos, mesmo você tendo sua empresa cadastrada com sucesso há algum tempo no Google Meu Negócio – você não encontrará o Place ID pelo método que citei acima.

Depois de pesquisar na internet a respeito disso, encontrei um tutorial neste site que explica uma técnica perfeita para encontrar o Place ID.

É muito fácil e consiste em 3 simples etapas.

  1. Pesquise sua empresa no Google.
  2. Encontre o botão “Comentar”, clique com o botão direito do mouse nele e selecione “Inspecionar elemento”.
  3. Procure pelo código data-pid= que comece com as letras Ch.
Como encontrar o Place ID utilizando a técnica de inspecionar elemento

Pronto, você já tem em mãos o Place ID necessário para fazer as etapas do tutorial descritas acima.

Como estabelecer a nota 5 estrelas como padrão?

Eu recomendo que predetermine a nota 5 estrelas como padrão, para tornar mais ágil o sistema de avaliação para o seu cliente que já mostrou interesse em elogiar o seu trabalho feito.

Nota 5 estrelas pré-fixada

Para isso, adicione “,5” ao final do link de avaliação de sua página.

Por exemplo: https://www.google.com.br/search?q=Artneo+-+R.+Gov.+Pedro+de+Toledo,+812+-+Centro,+Piracicaba+-+SP,+13400-060&ludocid=17226615923690273400#lrd=0x94c6310999ddda73:0xef113be97da57a78,3,5

Adicione no final da sua URL

A funcionalidade já está completa. Porém, fica deselegante enviar o pedido de avaliação para o seu cliente com uma URL comprida assim. Encurte com a ajuda de um plugin de redirecionamento do WordPress. Isso deixará o seu link mais profissional.

Como encurtar o link de avaliação no Google

Esta etapa é para empresas que possuem site em WordPress. Caso você não tenha um site nessa plataforma, utilize o encurtador de URL Bitly.

Dica: existem também outras opções – procure por “encurtador de URL” no Google e encontre serviços similares ao Bitly. A vantagem de fazer no site WordPress é utilizar o seu domínio na URL.

Primeiro, faça o login administrativo no seu site WordPress e instale o plugin Redirection.

Instale o plugin Redirection

Depois de instalar e ativar, vá em “Ferramentas > Redirection”.

Eu recomendo enviar o link de avaliação para seus clientes pela URL “/avalie“.

Em “Source URL” digite “/avalie”. No campo “Target URL” cole o link comprido fornecido pelo Google anteriormente.

Exemplo de redirecionamento feito com sucesso

É permitido pelo Google o envio desses links para os clientes?

 Sim! Segundo as políticas de uso do Google, você só não pode oferecer benefícios (por exemplo: 20% de desconto) para os clientes que avaliarem. Você também não pode montar estruturas em sua empresa para solicitar avaliações.

Ao longo dos anos, você colherá diversos feedbacks positivos que servirão como prova social na hora da tomada de decisão de novos clientes potenciais.

Utilize esse método para ajudar outros usuários a encontrar os seus serviços locais com avaliações sinceras de seus clientes – que já mostraram inclinação em elogiar ou indicar o seu trabalho.

Como solicitar avaliações aos seus clientes

Eu recomendo que você peça a avaliação logo em seguida que o cliente elogie o seu trabalho ou serviço.

Vamos supor que um cliente seu enviou uma mensagem positiva agradecendo o serviço prestado. Logo em seguida, você pode enviar um texto semelhante a este:

Eu que agradeço. Por gentileza, avalie-nos no Google (menos de 1 minuto) clicando neste link: artneo.com.br/avalie. Muito obrigado!

Observação: fui notificado pelos leitores (Marcos Santos e Pietro) que esse link de avaliação não funciona no mobile. Fiz os devidos testes (iOS com Safari e Google Chrome) e o link realmente não encaminha o usuário para a avaliação quando acessado pelo celular. Acredito que seja um bug e que o Google conserte isso em breve.

[Atualização 26/10/2018] A leitora Nah comentou no final do guia uma forma que ela encontrou de redirecionar o usuário via mobile para a página correta. Ela acessou o link pelo celular e copiou a URL da página de avaliação. Fiz o teste pelo navegador Safari, não funcionou. Mas, depois tentei de novo pelo navegador Google Chrome e deu certo! O único problema é que a nova URL não funciona no computador, então precisaria ter 2 links: um para o acesso via computador e outro para mobile.

Portanto, você pode pedir que o cliente avalie quando ele estiver utilizando o computador, como no exemplo abaixo:

Por gentileza [nome], acesse o link artneo.com.br/avalie no computador e dê sua avaliação sobre meu trabalho no Google. É menos de 30 segundos, mas muito importante para mim. Agradeço! 🙏

Procure ser educado e direto ao ponto. Não solicite mais de uma vez a avaliação do cliente, porque pode ser incômodo. Alguns clientes simplesmente não tem o costume de avaliar empresas na internet.

Avaliações negativas falsas no Google Meu Negócio

[Atualização 20/10/2018] O que eu temia aconteceu… recebi uma avaliação negativa falsa no Google Meu Negócio de um usuário que nunca tive contato.

Isso puxou imediatamente as suadas avaliações 5 estrelas de longos projetos com clientes – para a média 4.8…

Ainda mais num período tão conturbado no Brasil marcado pela famosa “Fake news” – acabei sendo vítima também…

Mas, não tem problema– conforme destaquei no guia, essas postagens falsas por parte de pessoas maldosas ou concorrentes injustos – não se pode controlar.

Por isso, reforço a importância de coletar avaliações sinceras positivas – para contrabalancear os ataques negativos e mostrar a avaliação real do seu trabalho.

Bom, vou documentar aqui o que eu fiz depois de ser notificado da avaliação de 1 estrela – e o que você pode fazer caso passe pela mesma situação.

Investigue o usuário

Como eu sou freelancer e atendo diretamente todos os meus clientes – fica mais fácil de saber se eu já trabalhei ou não em um projeto com o usuário que deixou a avaliação negativa.

Agora, vamos supor que eu fosse dono de uma padaria – como verificar se a avaliação foi realmente falsa – ou se algum colaborador do negócio deixou a desejar no atendimento ao cliente?

Investigue a conta do usuário e responda ao comentário

No painel do Google Meu Negócio, encontre o usuário que deixou a avaliação e clique em seu nome. Vai abrir um painel mostrando todas as suas ações.

Analise pontos importantes:

  • Quantas avaliações o usuário fez?
  • Ele avalia outras empresas positivamente ou apenas negativamente?
  • Ele escreve o motivo da nota (avaliação) ou apenas seleciona as estrelas (classificação)?
  • Ele responde à interação da empresa ou propõe feedback de melhoria?

Importante: o primeiro passo ao receber um comentário negativo é respondê-lo. Com isso, você pode conseguir um feedback construtivo para melhorar seus serviços – ou verificar se o comentário é falso mesmo.

Além disso, mostre aos usuários pesquisando sua empresa no Google que você responde a todos os comentários – e tem a chance de se defender de falsas acusações também.

Sinalize as avaliações falsas no Google

Após investigar a avaliação falsa no Google e chegar a conclusão que o comentário não respeita a política de comentários do Google – você deve agir.

Viola a política de comentarios do Google

Para sinalizar a avaliação como imprópria, acesse o painel do Google Meu Negócio > Comentários > clique nos 3 pontinhos verticais > Sinalizar como impróprio > Off-topic > Ok.

Sinalize a avaliação como imprópria

Em seguida, você receberá um email do Google agradecendo por notificar possíveis violações da política de comentários na categoria spam.

Email do Google sobre sinalização

Você também pode entrar em contato direto com a equipe do Google Meu Negócio preenchendo o formulário neste link.

Clique em Comentários e fotos de clientes > Gerenciar avaliações de clientes > Suporte por email > preencha o formulário e clique em Enviar.

Caso tenha selecionada a opção, a equipe de suporte entrará em contato via email ou telefone.

Mensagem após denúncia de avaliação falsa

Pronto, você fez a sua parte… agora, aguarde. Os algoritmos do Google estão ficando mais inteligentes e o suporte investigativo manual melhora todos os dias. Caso o comentário seja realmente falso, o usuário terá seu comentário removido e sua conta penalizada.

Conclusão

Você já tinha o costume de solicitar avaliações para sua empresa no Google Meu Negócio?

Este tutorial auxiliou você de algum modo?

 O seu feedback é importante para mim.

Obrigado por me acompanhar até aqui.

Até a próxima.

Abraço!

Comentários

  • Cleber disse:

    Olá! Poderia me dizer se ainda são aplicáveis as dicas para localizar o place id e predeterminar 5 estrelas? Não consegui localizar o place id, nem com a dica de inspecionar elemento.

    • Andre disse:

      Boa tarde Cleber, tudo bem? Predeterminar as 5 estrelas não é mais permitido, mas acredito que devido às últimas atualizações não seja mais necessário o ID, agora a própria plataforma disponibiliza um link fácil tipo este: https://g.page/(usuário)/review

  • Thiago disse:

    Avaliações negativas falsas que tem ocorrido com muita frequência no Google meu negócio muitas vezes por parte de concorrentes prejudicando empresas honestas e que trabalham de forma séria tem um ponto importantíssimo que deve ser observado com atenção antes que a empresa acabe com sua reputação desastrosamente manchada.
    A mesma força que a plataforma do Google meu negócio possui para contribuir na divulgação do seu negócio essa força pode virar-se contra você negativamente por conta das avaliações falsas difamando sua empresa.
    Imagine o número de possíveis clientes que podem ler as falsas avaliações negativas e acreditar que realmente sua empresa é ruim, isso acaba tornando-se um marketing reverso, negativo causando indisposições com marcas e clientes afastando-os de você.
    A teoria do Google de que você deve responder profissionalmente mesmo as falsas avaliações negativas não funcionam na prática, pois o efeito que gera para quem ler os comentários negativos pouco importará o teor de sua resposta.
    Não há outro meio senão excluir a empresa do google, seria o mais sensato e menos prejudicial a se fazer pela boa imagem de sua empresa.
    Enquanto a plataforma do Google meu negócio não resolver a questão dos falsos perfis colocando falsas avaliações simplesmente para prejudicar as empresas a melhor solução é excluir a empresa do Google.
    Para o Google meu negócio seria muito simples resolver essa questão disponibilizando nas configurações da conta da empresa a opção de habilitar ou desabilitar comentários.

    • Andre disse:

      Boas colocações Thiago! É importante a administração analisar os riscos de ter o perfil da empresa no Google Meu Negócigo, já que, conforme você bem colocou, não é possível impedir avaliações falsas de pessoas mal intencionadas ainda da plataforma. Ainda bem que a maioria das pessoas é boa! 🙏

  • GIMIMA disse:

    Mandei o link de avaliação para os clientes, mas alguns usam iphone e não conseguem acessar. O que fazer?

    • Andre disse:

      Isso é estranho, será que o link muda dependendo do dispositivo? Qual é o link para que eu possa testar aqui?

  • Bruno Almeida disse:

    Olá,

    Gostaria de saber se é possível a gente baixar as avaliações e comentários, e gerar um arquivo .csv??
    É de muita importância pra a minha empresa utilizar essas avaliações e fazer analises.

  • Eduardo Arsani disse:

    Meu mesmo com usuário criado não aparece a função de avaliar meu negócio! uma pena

    • Andre disse:

      Olá Eduardo, tudo bem? Pode ser que você tenha criado a conta há pouco tempo ou que tenha ocorrido algum bug no Google. Você não consegue encontrar sua empresa no Google Meu Negócio ou você não tem o link de avaliação para compartilhar?

  • Agradecemos as informações, apesar de não termos conseguido colocar o review com 5 estrelas!
    😀

  • Luan Henrique disse:

    Olá Andre,

    Ótimas dicas! Voce sabe como fazer o processo automático ao sair do local? Gostaria que o cliente recebece no celular quando ele deixasse op estabelecimento.

    Obrigado.

    • Andre disse:

      Olá Luan, tudo bem? Essa funcionalidade depende do aplicativo Google Maps, que o usuário habilite sua localização e que o sistema seja Android. O iOS está começando a utilizar essa funcionalidade também

  • Carolina disse:

    Ola. Infelizmente eu nao consigo enviar o link do nome curto para os celulares IOS. Nos celulares Android ele funciona normalmente, mas no IOS o link nao fica clicavel

    • Andre disse:

      Olá Carolina, tudo bem? Com as atualizações recentes do Google Meu Negócio, agora é possível enviar links próprios para conseguir avaliações. Primeiro, crie um nome de usuário (aparece uma notificação no painel caso ainda não tenha). Depois, clique no link dentro de “Receba mais avaliações” e compartilhe com seus clientes. O formato do link de avaliação será o seguinte: “g.page/(usuário)/review”. Caso ainda não veja essa novidade no seu painel, aguarde as próximas atualizações da plataforma.

  • Fábio disse:

    Olá, tenho uma dúvida sobre as avaliações que o Google Maps costuma mandar após a gente visitar algum estabelecimento:

    1. Nós passamos por vários locais ao longo do dia, isso tudo fica no Registro de Atividades do Maps.

    2. Minutos depois, o Maps costuma mandar um push pedindo pra que a gente avalie um determinado local. Mas como eles sabem que nós visitamos o local, e não apenas passamos por ele?

    3. Existe alguma regra com um mínimo de tempo, por exemplo? Tipo: se ficar 5 min no local, já é considerado visita e o Maps já pode enviar um push.

    Obrigado.

    • Andre disse:

      Boa tarde Fábio, tudo bem? O Google Maps costuma solicitar avaliações para os clientes que frequentaram algum lugar recentemente. Antes, essas notificações eram enviadas apenas para celulares com android, mas faz pouco tempo que funcionam no iOS também. Não sei ao certo quais são os requisitos para envio das notificações… algumas vezes recebo pedidos de avaliação para lugares que nunca fui, ou seja, não fiquei nem 5 minutos e nem sei onde fica. Acredito que o Google Maps esteja em constante aperfeiçoamento para melhorar a experiência do usuário. Caso não queira mais receber notificações você pode cancelar elas dentro das configurações do seu celular. Quanto à primeira pergunta, o Google está sempre monitorando os dados de seus usuários (por isso que muita gente utiliza o Firefox), mas acredito que se essas informações forem usadas de forma responsável, podem sim vir a melhorar a experiência de seus usuários como um todo.

  • cassio ricardo disse:

    Ola bom dia, nao estou conseguindo criar o link com o “,5”, sabe se mudou alguma coisa, grato

    • Andre disse:

      Olá Cássio, tudo bem? Já conversamos via WhatsApp né? Acredito que o Google desativou essa opção para que as empresas não induzam a nota 5 estrelas para os usuários. Mas, pode ser que essa funcionalidade retorne (até de forma mais nativa) no futuro. Valeu!

  • Ana Luiza Cavalcanti disse:

    Achei ótima essa dica do plugin redirection e o vídeo foi bem explicativo. Estou notando que sempre que saio de um local, o Google sugere que eu avalie o lugar através do smartphone (deixo sempre a localização ativa). Você sabe se isso acontece automaticamente para todos os negócios no Google ou existe alguma ferramenta para ativar esta opção? No meu smartphone aparece como uma notificação e acho muito prático pra quem esquece de avaliar.

  • Thiago Sales disse:

    André. Como eu faço para pegar o link de avaliações do Google (tenho cadastro no Meus Negócios)? Preciso colocar em um APP que pede o link do “place”.

    Obrigado.

  • Agnaldo Silveira Vasconcelos disse:

    Boa tarde. Sou de uma cidade do interior e estes dias abriu um supermercado aqui. Estive lá e fiz uma compra e quando cheguei em casa. Apareceu um aviso no Google Maps pedindo para classificar o supermercado. Você sabe como isso foi feito?

    • Andre disse:

      Boa tarde Agnaldo, tudo bem? Eu acredito que você estava com o seu celular e a função de geolocalização ativada, certo? Você tem também o app do Google Maps? Pode ser uma novidade da Google para pegar avaliações sinceras de clientes que acabaram de frequentar o estabelecimento. Mas, deve ter uma opção dentro do app para desativar essas notificações ou solicitações de avaliações.

  • Nah disse:

    Olá!
    Eu consegui fazer o acesso para celular também (mobile).

    Segui o passo para gerar o link, acessei este link através do celular (ele vai abrir somente o resumo da empresa no Google).
    Então eu entrei na opção de avaliar e copiei o link que estava na barra de endereço do navegador. Aí funcionou 🙂

    Se fizer a busca da empresa pelo Google, acessar a parte de avaliação e copiar o link, não funciona.
    Só consegui fazendo o procedimento explicado aqui no site e então eu acessei através do link criado, fui em avaliar a empresa e copiei a url.

    • Andre disse:

      Olá Nah, tudo bem? Assim que li seu comentário fui testar no meu celular pelo navegador Safari, mas não deu certo. Depois tentei pelo navegador Google Chrome e funcionou! Agradeço demais sua participação, vou atualizar agora o guia e adicionar sua ideia. Muito obrigado!

    • Andre disse:

      Eu tentei o link que dá certo no mobile pelo computador, mas ele não funciona. A solução então seria disponibilizar 2 links diferentes, um para o usuário no computador e o outro para o mobile. Por gentileza, você pode fazer também esse teste?

    • Vilmar disse:

      Olá Andre,
      Fantástico seu Post.
      Não entendi como fazer o segundo link para funcionar no Mobile.
      Poderia me ajudar?

    • Andre disse:

      Bom dia Vilmar, tudo bem? No momento, um link de avaliação funciona no mobile – mas não funciona para o computador (e vice-versa). Provavelmente, o Google vai otimizar essa parte fornecendo um link de fácil acesso para todos os dispositivos e depois eu atualizarei este guia com a solução. O jeito para hoje seria de criar dois links: um seguindo este guia para o computador e para o celular você deve acessar pelo navegador Chrome do seu celular, copiar o link e criar um novo direcionamento para mobile. Espero ter ajudado. Tenha uma ótima semana!

  • jaison disse:

    boa tarde, estou tendo problema porque sempre que tento acessar o link que o redirect cria ele aparece Pagina inexistente.
    poderia me ajudar com essa questao?

    • Andre disse:

      Olá Jaison, tudo bem? Que estranho isso… tem que analisar o que pode estar acontecendo. Por gentileza, entre em contato comigo via email com maiores detalhes a respeito do problema.

  • Ricardo disse:

    Parabéns , excelente e me ajudou demais. TOP!

  • Jamil Pilli disse:

    Boa tarde, acabei de usar o seu Tutorial ele é o que eu estava procurando. Porém sou zero em programação, ele ta dando um looping antes de puxar a tela de avaliação, não teria como buscar a tela de avaliação direto ? Será que existe essa possibilidade? Obrigado pelo tutorial

    • Andre disse:

      Boa tarde Jamil! Fico feliz que tenha gostado do tutorial. Então, eu não consigo replicar o looping que você comentou. Fiz o teste agora no meu link artneo.com.br/avalie e ele redireciona direto para a página de avaliação.

  • William Lewy disse:

    Parabens André, post maravilhoso, salvei para leituras! Vou usar com certeza! Dicas valiosas para quem tem site. Obrigado

  • Danielle Crescencio Neves disse:

    Boa tarde,

    Recebi algumas avaliações mas não estão aparecendo. Poderia me ajudar dizendo o motivo?

    Obrigada!!

    • Boa tarde Danielle! Você já tinha outras avaliações antes? Eu não reparei quanto tempo demorou para aparecer no Google minhas primeiras avaliações. Depende deles agora, mas se você está colhendo organicamente estas avaliações não se preocupe, elas aparecerão em breve!

  • Caio disse:

    Muito obrigado pelo tutorial! Me ajudou muito !
    Deixei seu blog como salvo aqui para leitura!

    Parabéns!

  • Andressa Fernandes disse:

    Saberia me dizer quanto tempo demora para o comentário aparecer ?

  • Parabéns, André.
    Post fantástico! Salvou aqui.
    Valeu!!

  • Guilherme disse:

    Oi Andre, estou tentando colocar no meu site a avaliação 5 estrelas (acrescentando 5 no final), mas nao esta funcionando, voce sabe me informar se o google tirou essa função?????

    • Boa tarde Guilherme! Sim, recentemente percebi que a técnica de colocar “,5” no fim do link não funciona mais. Provavelmente, o Google atualizou e tirou essa funcionalidade. Caso descubra uma nova forma eu atualizarei o tutorial. Valeu!

  • O link de avaliação já está funcionando no mobile

    • Olá Edson! Eu acabei de fazer o teste depois que li seu comentário e pra mim não deu certo. Ele abre na pesquisa da empresa, mas tenho que clicar em avaliações e colocar a nota. Fiz o teste no iOS com o browser do Safari. Parece que nem no computador a nota 5 preestabelecida está funcionando. Acho que o Google atualizou e removeu essa opção. Vou verificar e atualizar o guia.

  • Luciano disse:

    Andre Esteves. (onde já ouvi esse nome? rsrs)

    Boa tarde!
    Gostei muito de sua postagem, é uma resposta que me intrigava há algum tempo.
    Muitas pessoas deixam uma avaliação, sem falar o problema, colocam somente as estrelas, que podem ser a nota mínima. Deixando dois problemas, a perda da oportunidade de melhoria e a baixa reputação, por causa de um mal atendimento ou entendimento.
    Nunca imaginei que isso pudesse ser controlado.

    Ajudou muito mesmo! Obrigado!

    • Olá Luciano, tudo bem? A gente já se conhece? Hahaha
      Sim, concordo com você! Pode acontecer da empresa ter nota 5 estrelas no Facebook pela facilidade do usuário fazer avaliação, mas no Google a nota é 3 (o que não condiz com a realidade justa). Por isso, quando descobri sobre o link de avaliação achei interessante documentar e compartilhar essa solução que eu uso. Agradeço o seu comentário Luciano! Abraço!

  • Pietro disse:

    O pop-up nao funciona para celular?

    • Olá Pietro! Então, um colega de grupo no Facebook (Marcos Santos) também me notificou sobre isso. Segundo ele, o pop-up não funciona no celular se você colocar o “,5” no final do link. Eu preciso fazer o teste para atualizar o conteúdo do guia.

    • Acabei de fazer o teste mobile no iOS utilizando os browsers Safari e Google Chrome. Realmente, o link para avaliação não funciona. Deve ser algum bug. Então, por enquanto essa técnica é válida apenas para os clientes que acessam o link pelo computador. Obrigado pelo comentário Pietro! Vou editar o guia.

  • Eu já tenho essa avaliação no meu site, sempre que cliente compra ele recebe a solicitação para avaliação.
    Essa informação de enviar a solicitação para pessoa e apenas para quem ainda não tem essa avaliação linkada no site?

    • Olá Paulo. O link para enviar a solicitação é apenas uma forma rápida do cliente avaliar sua empresa. Caso ele já tenha avaliado sozinho e acesse o link novamente, será mostrado a nota atual e o cliente poderá editar a avaliação.

    • jose claudio disse:

      Fiz tudo do jeito que o tutorial manda mas infelizmente quando mando o link quem recebe não tem as estrelas preenchidas automaticamente.

      Preciso de ajuda neste sentido por gentileza.

      Grande abraço

    • Andre disse:

      Olá José, tudo bem? Infelizmente, essa técnica de pré estabelecer 5 estrelas não está mais funcionando no momento… pode ser que o Google reative no futuro.

  • Eu tive dificuldades de encontrar o ID, o buscador não funcionava. Então eu busquei pelo TEU negócio, cliquei nas avaliações, quando sai o pop-up pra por avaliação eu abri o codigo e busquei pelo TEU id… e vi que a variável se chama “data-pid”. Então uma maneira alternativa de achar seu própio ID é entrar como se fosse avaliar, abrir o codigo e buscar “data-pid=”.
    Espero que ajude.
    ah.. .faltou.
    MUITO OBRIGADO! EXCELENTE ARTIGO!!! Vai me ajudar bastante com clientes.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *