Como conseguir avaliações para sua empresa no Google Meu Negócio [Guia Completo]
Neste tutorial você vai aprender todas as etapas necessárias para conseguir avaliações no Google Meu Negócio para sua empresa.
[Atualização 24/06/2019] Houve uma alteração importante recentemente que facilita a criação do link de avaliação no Google Meu Negócio e a sua divulgação no mobile.
Crie um nome de usuário (aparece essa notificação no painel caso ainda não tenha).
Depois, você só precisa clicar no link dentro de “Receba mais avaliações” e compartilhar com seus clientes.
O seu link de avaliação será neste formato: https://g.page/(usuário)/review.
[Atualização 15/07/2018] É tendência que o Google valorize empresas que buscam aprimorar seus produtos e serviços em busca da avaliação 5 estrelas de todos os clientes e consumidores. Mas, empresas que apenas valorizem clientes potenciais para boas avaliações e inibam clientes que possam dar avaliações baixas ou medianas – serão punidas pelo Google.
Por isso, parece que a técnica de pré estabelecer 5 estrelas no link de avaliação já não funciona mais. O leitor Oscar enviou um link interessante sobre como o Google vê as solicitações de avaliações. Confira a postagem clicando aqui.
Ao longo do tempo, nós vamos colhendo feedbacks positivos e negativos para crescer profissionalmente e ter sucesso profissional um dia. Então, porque não “arquivar” as avaliações positivas recebidas no Google como prova social do bom trabalho que tem desenvolvido?
Muitas empresas que se destacam em negócios locais acabam tendo (injustamente) avaliações 3 ou 4 no Google devido a um cliente mal intencionado.
Por isso, é importante aprender a documentar as avaliações positivas no Google para transparecer a avaliação mais justa possível do seu negócio no mercado.
Para seguir este tutorial, você precisa ter cadastrado sua empresa no Google Meu Negócio. Você pode começar o processo clicando neste link.
Como obter um link de avaliação no Google Meu Negócio
O vídeo a seguir exemplifica em menos de 5 minutos o conteúdo deste guia de forma prática. Aconselho você a seguir o post para mais informações e links úteis.
Clique aqui para leitura complementar da documentação do Google.
Primeiro, acesse o Google Places API. No campo de localização, preencha o nome ou endereço da sua empresa – que já foi devidamente cadastrada.
Em seguida, copie o place ID da sua empresa.
Cole logo em seguida da URL descrita abaixo:
https://search.google.com/local/writereview?placeid=
Por exemplo: https://search.google.com/local/writereview?placeid=ChIJc9rdmQkxxpQReHqlfek7Ee8
Agora, acesse o link completo em seu navegador. Você verá que já está funcionando o pop-up de avaliação da sua empresa no Google Meu Negócio.
Método infalível para encontrar o Place ID da sua empresa no Google Meu Negócio
Em alguns casos, mesmo você tendo sua empresa cadastrada com sucesso há algum tempo no Google Meu Negócio – você não encontrará o Place ID pelo método que citei acima.
Depois de pesquisar na internet a respeito disso, encontrei um tutorial neste site que explica uma técnica perfeita para encontrar o Place ID.
É muito fácil e consiste em 3 simples etapas.
- Pesquise sua empresa no Google.
- Encontre o botão “Comentar”, clique com o botão direito do mouse nele e selecione “Inspecionar elemento”.
- Procure pelo código data-pid= que comece com as letras Ch.
Pronto, você já tem em mãos o Place ID necessário para fazer as etapas do tutorial descritas acima.
Como estabelecer a nota 5 estrelas como padrão?
Eu recomendo que predetermine a nota 5 estrelas como padrão, para tornar mais ágil o sistema de avaliação para o seu cliente que já mostrou interesse em elogiar o seu trabalho feito.
Para isso, adicione “,5” ao final do link de avaliação de sua página.
Por exemplo: https://www.google.com.br/search?q=Artneo+-+R.+Gov.+Pedro+de+Toledo,+812+-+Centro,+Piracicaba+-+SP,+13400-060&ludocid=17226615923690273400#lrd=0x94c6310999ddda73:0xef113be97da57a78,3,5
A funcionalidade já está completa. Porém, fica deselegante enviar o pedido de avaliação para o seu cliente com uma URL comprida assim. Encurte com a ajuda de um plugin de redirecionamento do WordPress. Isso deixará o seu link mais profissional.
Como encurtar o link de avaliação no Google
Esta etapa é para empresas que possuem site em WordPress. Caso você não tenha um site nessa plataforma, utilize o encurtador de URL Bitly.
Dica: existem também outras opções – procure por “encurtador de URL” no Google e encontre serviços similares ao Bitly. A vantagem de fazer no site WordPress é utilizar o seu domínio na URL.
Primeiro, faça o login administrativo no seu site WordPress e instale o plugin Redirection.
Depois de instalar e ativar, vá em “Ferramentas > Redirection”.
Eu recomendo enviar o link de avaliação para seus clientes pela URL “/avalie“.
Em “Source URL” digite “/avalie”. No campo “Target URL” cole o link comprido fornecido pelo Google anteriormente.
É permitido pelo Google o envio desses links para os clientes? Sim! Segundo as políticas de uso do Google, você só não pode oferecer benefícios (por exemplo: 20% de desconto) para os clientes que avaliarem. Você também não pode montar estruturas em sua empresa para solicitar avaliações.
Ao longo dos anos, você colherá diversos feedbacks positivos que servirão como prova social na hora da tomada de decisão de novos clientes potenciais.
Utilize esse método para ajudar outros usuários a encontrar os seus serviços locais com avaliações sinceras de seus clientes – que já mostraram inclinação em elogiar ou indicar o seu trabalho.
Como solicitar avaliações aos seus clientes
Eu recomendo que você peça a avaliação logo em seguida que o cliente elogie o seu trabalho ou serviço.
Vamos supor que um cliente seu enviou uma mensagem positiva agradecendo o serviço prestado. Logo em seguida, você pode enviar um texto semelhante a este:
Eu que agradeço. Por gentileza, avalie-nos no Google (menos de 1 minuto) clicando neste link: artneo.com.br/avalie. Muito obrigado!
Observação: fui notificado pelos leitores (Marcos Santos e Pietro) que esse link de avaliação não funciona no mobile. Fiz os devidos testes (iOS com Safari e Google Chrome) e o link realmente não encaminha o usuário para a avaliação quando acessado pelo celular. Acredito que seja um bug e que o Google conserte isso em breve.
[Atualização 26/10/2018] A leitora Nah comentou no final do guia uma forma que ela encontrou de redirecionar o usuário via mobile para a página correta. Ela acessou o link pelo celular e copiou a URL da página de avaliação. Fiz o teste pelo navegador Safari, não funcionou. Mas, depois tentei de novo pelo navegador Google Chrome e deu certo! O único problema é que a nova URL não funciona no computador, então precisaria ter 2 links: um para o acesso via computador e outro para mobile.
Portanto, você pode pedir que o cliente avalie quando ele estiver utilizando o computador, como no exemplo abaixo:
Por gentileza [nome], acesse o link artneo.com.br/avalie no computador e dê sua avaliação sobre meu trabalho no Google. É menos de 30 segundos, mas muito importante para mim. Agradeço! 🙏
Procure ser educado e direto ao ponto. Não solicite mais de uma vez a avaliação do cliente, porque pode ser incômodo. Alguns clientes simplesmente não tem o costume de avaliar empresas na internet.
Avaliações negativas falsas no Google Meu Negócio
[Atualização 20/10/2018] O que eu temia aconteceu… recebi uma avaliação negativa falsa no Google Meu Negócio de um usuário que nunca tive contato.
Isso puxou imediatamente as suadas avaliações 5 estrelas de longos projetos com clientes – para a média 4.8…
Ainda mais num período tão conturbado no Brasil marcado pela famosa “Fake news” – acabei sendo vítima também…
Mas, não tem problema– conforme destaquei no guia, essas postagens falsas por parte de pessoas maldosas ou concorrentes injustos – não se pode controlar.
Por isso, reforço a importância de coletar avaliações sinceras positivas – para contrabalancear os ataques negativos e mostrar a avaliação real do seu trabalho.
Bom, vou documentar aqui o que eu fiz depois de ser notificado da avaliação de 1 estrela – e o que você pode fazer caso passe pela mesma situação.
Investigue o usuário
Como eu sou freelancer e atendo diretamente todos os meus clientes – fica mais fácil de saber se eu já trabalhei ou não em um projeto com o usuário que deixou a avaliação negativa.
Agora, vamos supor que eu fosse dono de uma padaria – como verificar se a avaliação foi realmente falsa – ou se algum colaborador do negócio deixou a desejar no atendimento ao cliente?
No painel do Google Meu Negócio, encontre o usuário que deixou a avaliação e clique em seu nome. Vai abrir um painel mostrando todas as suas ações.
Analise pontos importantes:
- Quantas avaliações o usuário fez?
- Ele avalia outras empresas positivamente ou apenas negativamente?
- Ele escreve o motivo da nota (avaliação) ou apenas seleciona as estrelas (classificação)?
- Ele responde à interação da empresa ou propõe feedback de melhoria?
Importante: o primeiro passo ao receber um comentário negativo é respondê-lo. Com isso, você pode conseguir um feedback construtivo para melhorar seus serviços – ou verificar se o comentário é falso mesmo.
Além disso, mostre aos usuários pesquisando sua empresa no Google que você responde a todos os comentários – e tem a chance de se defender de falsas acusações também.
Sinalize as avaliações falsas no Google
Após investigar a avaliação falsa no Google e chegar a conclusão que o comentário não respeita a política de comentários do Google – você deve agir.
Para sinalizar a avaliação como imprópria, acesse o painel do Google Meu Negócio > Comentários > clique nos 3 pontinhos verticais > Sinalizar como impróprio > Off-topic > Ok.
Em seguida, você receberá um email do Google agradecendo por notificar possíveis violações da política de comentários na categoria spam.
Você também pode entrar em contato direto com a equipe do Google Meu Negócio preenchendo o formulário neste link.
Clique em Comentários e fotos de clientes > Gerenciar avaliações de clientes > Suporte por email > preencha o formulário e clique em Enviar.
Caso tenha selecionada a opção, a equipe de suporte entrará em contato via email ou telefone.
Pronto, você fez a sua parte… agora, aguarde. Os algoritmos do Google estão ficando mais inteligentes e o suporte investigativo manual melhora todos os dias. Caso o comentário seja realmente falso, o usuário terá seu comentário removido e sua conta penalizada.
Conclusão
Você já tinha o costume de solicitar avaliações para sua empresa no Google Meu Negócio?
Este tutorial auxiliou você de algum modo? O seu feedback é importante para mim.
Obrigado por me acompanhar até aqui.
Até a próxima.
Abraço!
Comentários
Avaliações negativas falsas que tem ocorrido com muita frequência no Google meu negócio muitas vezes por parte de concorrentes prejudicando empresas honestas e que trabalham de forma séria tem um ponto importantíssimo que deve ser observado com atenção antes que a empresa acabe com sua reputação desastrosamente manchada.
A mesma força que a plataforma do Google meu negócio possui para contribuir na divulgação do seu negócio essa força pode virar-se contra você negativamente por conta das avaliações falsas difamando sua empresa.
Imagine o número de possíveis clientes que podem ler as falsas avaliações negativas e acreditar que realmente sua empresa é ruim, isso acaba tornando-se um marketing reverso, negativo causando indisposições com marcas e clientes afastando-os de você.
A teoria do Google de que você deve responder profissionalmente mesmo as falsas avaliações negativas não funcionam na prática, pois o efeito que gera para quem ler os comentários negativos pouco importará o teor de sua resposta.
Não há outro meio senão excluir a empresa do google, seria o mais sensato e menos prejudicial a se fazer pela boa imagem de sua empresa.
Enquanto a plataforma do Google meu negócio não resolver a questão dos falsos perfis colocando falsas avaliações simplesmente para prejudicar as empresas a melhor solução é excluir a empresa do Google.
Para o Google meu negócio seria muito simples resolver essa questão disponibilizando nas configurações da conta da empresa a opção de habilitar ou desabilitar comentários.
Mandei o link de avaliação para os clientes, mas alguns usam iphone e não conseguem acessar. O que fazer?
Olá,
Gostaria de saber se é possível a gente baixar as avaliações e comentários, e gerar um arquivo .csv??
É de muita importância pra a minha empresa utilizar essas avaliações e fazer analises.
Meu mesmo com usuário criado não aparece a função de avaliar meu negócio! uma pena
Agradecemos as informações, apesar de não termos conseguido colocar o review com 5 estrelas!
😀
Olá Andre,
Ótimas dicas! Voce sabe como fazer o processo automático ao sair do local? Gostaria que o cliente recebece no celular quando ele deixasse op estabelecimento.
Obrigado.
Ola. Infelizmente eu nao consigo enviar o link do nome curto para os celulares IOS. Nos celulares Android ele funciona normalmente, mas no IOS o link nao fica clicavel
Olá, tenho uma dúvida sobre as avaliações que o Google Maps costuma mandar após a gente visitar algum estabelecimento:
1. Nós passamos por vários locais ao longo do dia, isso tudo fica no Registro de Atividades do Maps.
2. Minutos depois, o Maps costuma mandar um push pedindo pra que a gente avalie um determinado local. Mas como eles sabem que nós visitamos o local, e não apenas passamos por ele?
3. Existe alguma regra com um mínimo de tempo, por exemplo? Tipo: se ficar 5 min no local, já é considerado visita e o Maps já pode enviar um push.
Obrigado.
Ola bom dia, nao estou conseguindo criar o link com o “,5”, sabe se mudou alguma coisa, grato
Achei ótima essa dica do plugin redirection e o vídeo foi bem explicativo. Estou notando que sempre que saio de um local, o Google sugere que eu avalie o lugar através do smartphone (deixo sempre a localização ativa). Você sabe se isso acontece automaticamente para todos os negócios no Google ou existe alguma ferramenta para ativar esta opção? No meu smartphone aparece como uma notificação e acho muito prático pra quem esquece de avaliar.
André. Como eu faço para pegar o link de avaliações do Google (tenho cadastro no Meus Negócios)? Preciso colocar em um APP que pede o link do “place”.
Obrigado.
Boa tarde. Sou de uma cidade do interior e estes dias abriu um supermercado aqui. Estive lá e fiz uma compra e quando cheguei em casa. Apareceu um aviso no Google Maps pedindo para classificar o supermercado. Você sabe como isso foi feito?
Olá!
Eu consegui fazer o acesso para celular também (mobile).
Segui o passo para gerar o link, acessei este link através do celular (ele vai abrir somente o resumo da empresa no Google).
Então eu entrei na opção de avaliar e copiei o link que estava na barra de endereço do navegador. Aí funcionou 🙂
Se fizer a busca da empresa pelo Google, acessar a parte de avaliação e copiar o link, não funciona.
Só consegui fazendo o procedimento explicado aqui no site e então eu acessei através do link criado, fui em avaliar a empresa e copiei a url.
-
Olá Andre,
Fantástico seu Post.
Não entendi como fazer o segundo link para funcionar no Mobile.
Poderia me ajudar?
boa tarde, estou tendo problema porque sempre que tento acessar o link que o redirect cria ele aparece Pagina inexistente.
poderia me ajudar com essa questao?
Parabéns , excelente e me ajudou demais. TOP!
Boa tarde, acabei de usar o seu Tutorial ele é o que eu estava procurando. Porém sou zero em programação, ele ta dando um looping antes de puxar a tela de avaliação, não teria como buscar a tela de avaliação direto ? Será que existe essa possibilidade? Obrigado pelo tutorial
Parabens André, post maravilhoso, salvei para leituras! Vou usar com certeza! Dicas valiosas para quem tem site. Obrigado
Boa tarde,
Recebi algumas avaliações mas não estão aparecendo. Poderia me ajudar dizendo o motivo?
Obrigada!!
Muito obrigado pelo tutorial! Me ajudou muito !
Deixei seu blog como salvo aqui para leitura!
Parabéns!
Saberia me dizer quanto tempo demora para o comentário aparecer ?
Parabéns, André.
Post fantástico! Salvou aqui.
Valeu!!
Oi Andre, estou tentando colocar no meu site a avaliação 5 estrelas (acrescentando 5 no final), mas nao esta funcionando, voce sabe me informar se o google tirou essa função?????
O link de avaliação já está funcionando no mobile
Andre Esteves. (onde já ouvi esse nome? rsrs)
Boa tarde!
Gostei muito de sua postagem, é uma resposta que me intrigava há algum tempo.
Muitas pessoas deixam uma avaliação, sem falar o problema, colocam somente as estrelas, que podem ser a nota mínima. Deixando dois problemas, a perda da oportunidade de melhoria e a baixa reputação, por causa de um mal atendimento ou entendimento.
Nunca imaginei que isso pudesse ser controlado.
Ajudou muito mesmo! Obrigado!
O pop-up nao funciona para celular?
Eu já tenho essa avaliação no meu site, sempre que cliente compra ele recebe a solicitação para avaliação.
Essa informação de enviar a solicitação para pessoa e apenas para quem ainda não tem essa avaliação linkada no site?
-
Fiz tudo do jeito que o tutorial manda mas infelizmente quando mando o link quem recebe não tem as estrelas preenchidas automaticamente.
Preciso de ajuda neste sentido por gentileza.
Grande abraço
Eu tive dificuldades de encontrar o ID, o buscador não funcionava. Então eu busquei pelo TEU negócio, cliquei nas avaliações, quando sai o pop-up pra por avaliação eu abri o codigo e busquei pelo TEU id… e vi que a variável se chama “data-pid”. Então uma maneira alternativa de achar seu própio ID é entrar como se fosse avaliar, abrir o codigo e buscar “data-pid=”.
Espero que ajude.
ah.. .faltou.
MUITO OBRIGADO! EXCELENTE ARTIGO!!! Vai me ajudar bastante com clientes.
Olá! Poderia me dizer se ainda são aplicáveis as dicas para localizar o place id e predeterminar 5 estrelas? Não consegui localizar o place id, nem com a dica de inspecionar elemento.